EN14 - Maia (Nó Jumbo) / Interface Rodoferroviária da Trofa – 2ª Fase - Via Diagonal / Interface Rodoferroviária da Trofa
PRR
  • Obra da Variante à EN14 - Foto do viaduto
  • Obra da Variante à EN14 - Foto aérea
  • Obra da Variante à EN14 - Foto de trabalhos no viaduto
Localização
Concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, distritos de Braga e Porto.
Extensão
A extensão é de 10,0 km.

Âmbito da Intervenção

A EN14 entre a Maia, Via Diagonal, e a Interface Rodoferroviária da Trofa configura a segunda das duas fases de construção do lanço da Variante à EN14 entre Maia e Trofa.

O lanço entre Maia e Trofa apresenta uma extensão total de 11,7 km, e a presente empreitada, consignada a 31 de março de 2022, diz respeito ao Trecho 2, com cerca de 10 km, entre Maia (Via Diagonal) e Trofa (Interface Rodoferroviária).

O traçado em apreço apresenta uma extensão total de 10 km, um perfil transversal tipo 1x1 vias (1.5 + 7.0 + 1.5), iniciando-se no Nó com a Via Diagonal, construído na primeira fase, terminando na Rotunda da Interface Rodoferroviária da Trofa, existente.

As três ligações à rede viária local previstas são do tipo rotunda, nas seguintes localizações:

  • Interseção 4.1 com a EN318 nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça;

  • Interseção 8.1 com a atual EN14 na localidade de Lantemil;

  • Interseção 11.1 com a Interface Rodoferroviária da Trofa (existente), que irá permitir a ligação da Variante à EN14 à Interface Rodoferroviária da Trofa e a futura continuidade para Norte.

No que respeita a Obras de Arte correntes, serão construídas duas Passagens Superiores, uma delas pedonal, e duas Passagens Agrícolas.

Relativamente a Obras de Arte especiais serão construídos quatro viadutos e uma ponte, o Viaduto sobre a Ribeira do Arquinho (374 m), o Viaduto de Vilares (264 m), o Viaduto das Covas (180 m), a Ponte sobre o Rio Trofa (750 m) e o Viaduto sobre o Vale de S. Roque (472 m).

Serão também construídos sete restabelecimentos de vias municipais, preconizando-se, na maioria dos casos, a melhoria das suas características, nomeadamente em termos de perfil transversal.

Os nós, e respetivas rotundas associadas, serão dotados de iluminação.

A execução da empreitada interfere com redes de infraestruturas existentes, nomeadamente de drenagem de residuais, abastecimento de água, eletricidade e iluminação pública, telecomunicações e gás.

Benefícios

Os benefícios alcançados com a concretização das duas fases deste Projeto são os seguintes:

  • Melhoria da fluidez do tráfego / redução do congestionamento;
  • Reforço da segurança rodoviária;
  • Reforço da coesão económica e social no território nacional.

Financiamento Comunitário

PRR - financiamento comunitário