Trabalhos de estabilização de taludes na Linha do Norte

Conservação e Manutenção
Ferrovia
  • Trabalhos de estabilização de taludes na Linha do Norte: fotografia 1
  • Trabalhos de estabilização de taludes na Linha do Norte

Esta empreitada, com um investimento associado de 593 mil de euros, será executada sem comprometer a circulação ferroviária.

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, no passado dia 14 de fevereiro, a empreitada de estabilização de talude de aterro localizado entre os km 325,180 e 325,220 da Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia.
 
Esta intervenção tem como objetivo corrigir instabilidades geotécnicas e estruturais, devido à existência de vários deslocamentos nos blocos da alvenaria dos muros que fazem parte da estrutura da Passagem Hidráulica local.

Para além destes deslocamentos, foi também observado o assentamento das valetas de bordadura e do próprio passeio de via em aterro da linha férrea, bem como pequenas instabilizações superficiais no talude do próprio aterro.
 
A solução passa pela execução de novos muros tímpanos betonados contra os existentes de cada um dos lados da Passagem Hidráulica complementado com um tratamento do aterro através da execução de injeções com calda de cimento, quer a partir da plataforma da via-férrea, quer pela zona envolvente da Passagem Hidráulica exterior, de modo a melhorar o aterro existente e desta forma a minimizar a indução de esforços verticais e horizontais na Passagem Hidráulica.
 
Esta empreitada, com um investimento associado de 593 mil de euros, será executada sem comprometer a circulação ferroviária.