Já foram assinados nove contratos de empreitada para o investimento Missing Links e Aumento de Capacidade na Rede.
A Infraestruturas de Portugal deu cumprimento a mais um marco no âmbito dos empreendimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assegurando a assinatura de nove contratos de empreitada para o investimento Missing Links e Aumento de Capacidade na Rede, antecipando a concretização de um objetivo que teria de ser assegurado até final do 1.º trimestre de 2025.
Com o presente resultado, reflexo do forte compromisso da empresa em assegurar a implementação do Plano, importa destacar que todos os objetivos definidos no investimento Missing Links e Aumento de Capacidade na Rede para a IP e para Portugal, já foram cumpridos pela empresa, com sucesso. Até ao final de 2025 será cumprida a meta de extensão quilométrica.
Globalmente, todos os 13 marcos definidos foram cumpridos com sucesso pela IP, correspondendo a 68% do total de objetivos rodoviários a cumprir até ao final do Plano.
Os investimentos atribuídos à IP no âmbito do PRR assentam nas dimensões Resiliência e Transição Climática:
- Componente 7 – Infraestruturas da Dimensão Resiliência
- RE-C07-i02 - Missing links e Aumento de Capacidade na Rede: (14 subinvestimentos)
- RE-C07-i03 - Ligações Transfronteiriças: (1 subinvestimento)
- RE-C07-i04 - Áreas de Acolhimento Empresarial: (12 subinvestimentos)
- Componente 15 – Mobilidade Sustentável da Dimensão Transição Climática
- TC-C15-i06 - Digitalização do Transporte Ferroviário (1 subinvestimento)
Em termos do progresso atual dos projetos rodoviários da IP, já entraram ao serviço duas empreitadas, dez estão em execução e outras 11 em fase de contratação. Os restantes subinvestimentos rodoviários estão em fase muito evoluída do seu projeto, com duas empreitadas em fase final de projeto e autorização de despesa.
O valor das 23 empreitadas já lançadas corresponde a 378 milhões de euros (valores base ou adjudicados iniciais).
Neste contexto, importa salientar que a IP é um dos beneficiários do PRR mais evoluído em termos de valor recebido, 119 milhões de euros, ao que somarão 13 milhões de euros já solicitados, em verificação e instrução para pagamento.
O investimento ferroviário será materializado através de uma única empreitada, cujo anúncio público de lançamento de concurso será publicado nos próximos dias. Trata-se de uma empreitada para a substituição do atual sistema de sinalização nas estações de concentração de Campolide (Linha de Cintura), Oriente, Alverca e Azambuja (Linha do Norte), tendo como objetivo compatibilizar as ligações físicas e funcionais da Linha do Norte, com a futura Linha de Alta Velocidade (LAV), permitindo uma utilização combinada, com o objetivo de aproximar serviços ferroviários dos centros urbanos, alargando os benefícios da (LAV) ao resto do País.
O grupo de investimentos Missing Links e Aumento de Capacidade, tem como objetivo melhorar a coesão territorial e a competitividade corrigindo as “ligações em falta” na rede rodoviária. A execução destes investimentos, com a construção destas ligações, permitirá aumentar a capacidade e desempenho da rede rodoviária, com ganhos evidentes para a competitividade das empresas.
Estradas a construir e/ou melhorar
O contrato de financiamento atribuído à IP, preconiza a construção e/ou melhoria das seguintes estradas:
- EN14: interface rodoferroviário da Trofa / Santana, incluindo nova ponte sobre o rio Ave – contrato assinado;
- EN14: Maia (Via Diagonal) / interface rodoferroviário da Trofa – contrato assinado;
- EN344: km 67 a km 75 – Pampilhosa da Serra – contrato assinado;
- EN125: Variante nascente de Olhão– contrato assinado;
- IC2 (EN1): Meirinhas (km 136) / Pombal (km 148) – contrato assinado;
- IC35: Penafiel (EN15) / Rans – contrato assinado;
- EN4: Variante da Atalaia – contrato assinado;
- IP8 (EN259): Santa Margarida do Sado / Ferreira do Alentejo, incluindo a variante de Figueira de Cavaleiros – contrato assinado;
- IP8 (A26): aumento de capacidade na ligação entre Sines e a A2 – contrato assinado;
- IC35: Rans / Entre-os-Rios;
- Ligação de Baião a Ponte de Ermida;
- IP2: Variante nascente de Évora;
- IP8 (EN121): Ferreira do Alentejo / Beja, incluindo variante a Beringel;
- Variante à EN211 – Quintã / Mesquinhata.