IP presente na EntreLinhas – Festa do Ferroviário

Eventos
Ferrovia
  • EntreLinhas – Festa do Ferroviário 2023

A cidade de Ermesinde volta a ser palco da Conferência EntreLinhas - Festa do Ferroviário, que acontece de 25 a 27 de agosto. A IP vai participar na conferência "A Abertura da Linha de Leixões" que acontece no primeiro dia.

A EntreLinhas – Festa do Ferroviário está de regresso! A iniciativa, que é organizada pelo segundo ano consecutivo pela Câmara Municipal de Valongo, pretende apostar na promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários.

O primeiro dia do evento é dedicado à conferência "A Abertura da Linha de Leixões" onde se pretende discutir e debater a abertura da linha ferroviária, começa pelas 09h00 e vai acontecer no Fórum Cultural de Ermesinde. A conferência está dividida em quatro painéis informativos e ainda um momento de lazer dedicado ao Podcast sobre Carris. Nesse dia, a IP irá participar no quarto painel “A Operação na Linha de Leixões” que tem hora marcada para as 15h30. A entrada é livre, mas está sujeita a inscrições:

Inscrições

A programação, que inclui conferências, espetáculos, animação itinerante, gastronomia, exposições e tertúlias ligadas ao património ferroviário, tem lugar em vários locais, como o Fórum Cultural, o Largo da Estação e Gandra. Nesta edição, os grandes concertos ficarão a cargo de Clã (dia 25); João Só, que traz Nena e Carolina de Deus como convidadas musicais (dia 26) e ainda o Moullinex (dia 27).

Segundo a autarquia, “A primeira edição da Conferência EntreLinhas - Festa do Ferroviário superou todas a expectativas! A comunidade aderiu com enorme entusiasmo a esta grande iniciativa cultural que se realiza nos dois lados da linha-férrea que atravessa a cidade de Ermesinde, unindo os dois lados desta cidade que queremos que seja uma referência na elevação do património material e imaterial ferroviário”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, referindo que “o setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias”.

Cartaz da iniciativa EntreLinhas - Festa do Ferroviário

Programa da Conferência "A Abertura da Linha de Leixões"


História da Ferrovia Nacional em Ermesinde


O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde.

Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal.

Saber mais