Passagens de Nível

Os atravessamentos das linhas de caminho-de-ferro merecem particular atenção por parte da IP, pelos riscos que implicam para a segurança das pessoas e da circulação ferroviária.

O compromisso da IP para a redução da sinistralidade nesta área resultou numa vasta ação, em articulação com as autarquias, para suprimir e reclassificar as passagens de nível (PN) em todo o país e introduzir soluções tecnológicas que reforcem as condições de segurança ativa.

Estas medidas são acompanhadas por ações de sensibilização para a correta utilização das PN e para os riscos associados a comportamentos imprudentes.

Cronologia
img1999
img1999-2004
img2005
img2006
img2009
img2013
Ano 2021
Boas Práticas

Os acidentes podem ser evitados se forem cumpridas algumas regras de segurança:

  • No atravessamento de uma passagem de nível respeite a sinalização apresentada.

  • Certifique-se que não se aproxima nenhum comboio e atravesse com prudência. Nunca pare a meio do atravessamento.

  • Atravessar uma passagem de nível com as barreiras fechadas e/ou sinalização ativa é ilegal e pode ser mortal.

  • Atravessar a via-férrea fora dos locais identificados ou sinalizados é ilegal e está sujeito a coima.

  • No atravessamento de via-férrea lembre-se que um comboio pode ocultar outro.

  • A proibição de atravessamento numa passagem de nível tem início a partir do momento em que a sinalização luminosa é ativada.

  • O desrespeito pela sinalização nas passagens de nível representa uma contraordenação grave punível com coimas.

  • A audição é um sentido privilegiado para se dar conta da aproximação de um comboio. Nunca atravesse uma linha de caminho-de-ferro com auscultadores nos ouvidos.

  • Se um veículo avariar numa passagem de nível e o comboio se aproximar, deve abandonar imediatamente a viatura e afastar-se da via-férrea.

  • As passagens de nível automatizadas estão dotadas de um número de contacto para o qual deverá ligar em caso de emergência.

Sabia que...?
  • Os comboios têm sempre prioridade em relação a qualquer outro veículo.

  • Um automóvel a circular a 90km/h necessita de 60m para parar; um comboio a circular à mesma velocidade necessita de 600m.

  • Os comboios podem circular em qualquer sentido e circulam sempre a uma velocidade maior do que aquela que aparentam.

  • Os comboios podem ter uma massa superior a 2000 toneladas; é a mesma proporção de um carro para uma lata de refrigerantes.

Campanhas de Sensibilização

Nas passagens de nível não arrisque a sua vida

A IP lançou em novembro de 2022 uma campanha de sensibilização numa perspetiva de prevenção e alerta para os riscos de atravessamento. A campanha foi divulgada na televisão e nas rádios nacionais, regionais e locais, e amplificada através dos canais digitais e na rede de mupis em estações ferroviárias.

 

Oiça aqui:

 

Nos meios digitais, em agosto de 2022, foi lançada pela IP uma campanha com destaque para as boas práticas e comportamentos a adotar: A segurança em passagens de nível é uma responsabilidade partilhada!

 

Nas passagens de nível atue com Segurança

À escala global são milhares as vítimas mortais que resultam de ações negligentes praticadas em passagens de nível. Muitas organizações estão empenhadas na melhoria das condições de segurança destes atravessamentos e na sensibilização e formação para a alteração de comportamentos.

 

THiNK MORE Before you go - Antes de atravessar pense duas vezes

O desrespeito pelas regras de segurança e pela sinalização estão na origem da grande maioria dos acidentes em passagens de nível.

A consciência dos riscos é uma das matérias centrais a abordar na celebração do Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, e a UIC produziu este vídeo com base em imagens reais, captadas por câmara de videovigilância em diferentes países.