Centro de Comando Operacional de Lisboa celebra 16 anos

Sistemas de informação
Ferrovia
  • Aniversário dos 16 do CCO de Lisboa
  • Aniversário dos 16 do CCO de Lisboa

O CCO de Lisboa é o centro responsável pela gestão da circulação ferroviária em 1200 quilómetros de caminho de ferro.

O CCO - Centro de Comando Operacional de Lisboa entrou em funcionamento no dia 11 de novembro de 2007, celebrando 16 anos desde a sua inauguração.

A Infraestruturas de Portugal dispõe atualmente de três centros de gestão operacional da circulação ferroviária em território nacional - Lisboa, Porto e Setúbal - onde é realizada a coordenação e supervisão de todas as funções e atividades ligadas aos processos operacionais da exploração ferroviária. 

Os CCO são centros multidisciplinares de excelência que garantem a segurança da circulação de pessoas e bens. Estão dotados dos mais modernos sistemas de apoio à exploração ferroviária através das tecnologias de videovigilância das linhas, telecomando da catenária, monitorização de infraestruturas, proporcionando informação em tempo real do estado da circulação aos operadores ferroviários e aos passageiros. 

Desta forma, consegue-se a otimização da exploração da rede, aumentando a sua capacidade disponível e a melhoria da qualidade do serviço prestado, com padrões mais elevados de fiabilidade, eficiência, qualidade e segurança.

É no CCO de Lisboa que se comanda, controla e gere a circulação ferroviária da área suburbana da zona da Grande Lisboa, da Linha do Norte, até Pampilhosa e das Linhas da Beira Alta, Beira Baixa, Oeste, Vendas Novas, e Sul, que perfaz um total de 1200 quilómetros, funcionando 365 dias/ano e 24h/dia.

Trabalham neste Centro 158 pessoas, organizados por Chefes de CCO, Supervisão e Operação da Circulação e Supervisão e Operação de Telecomando da rede de energia e tração, que diariamente garantem a circulação de 1250 comboios.

Gestão da Circulação na IP