Início da empreitada para melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior 

Investimentos
Rodovia
  • Cerimónia de assinatura do Auto de Consignação
  • Cerimónia de assinatura do Auto de Consignação com os membros do CAE
  • Cerimónia de assinatura do Auto de Consignação nas instalações da IP
  • Esboço - melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior 

Investimento de 6,7 milhões de euros promovido no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Infraestruturas de Portugal deu hoje início à execução da empreitada de melhoria das acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior, tendo a cerimónia de assinatura do Auto de Consignação decorrido esta manhã nas instalações da IP e contado com a presença do Presidente da IP, Miguel Cruz, da vice-presidente da IP, Amália Almeida, do Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Fernando Martins Rosinha e da Empresa Adjudicatária, Construções Pragosa. 

Com um investimento de 6,7 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Acessibilidades Rodoviárias a Áreas de Acolhimento Empresarial, financiado pela União Europeia, e tem como principais objetivos:

  • Aproximar as empresas da região aos principais eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias.
  • Diminuição do tráfego rodoviário dentro de Campo Maior, melhorando a dinâmica urbana e territorial;
  • Melhoria da qualidade do ar e diminuição dos níveis de ruído;
  • O reforço da segurança rodoviária;
  • Preservação dos ecossistemas e habitats, nomeadamente na área afeta à zona de Proteção Especial (ZPE de Campo Maior).

Será construída uma variante, a poente de Campo Maior, que irá melhorar as condições de acessibilidade ao tecido industrial de Campo Maior bem como ao tráfego de passagem que utiliza o eixo da N371 como acesso preferencial à fronteira com Espanha (fluxo Portalegre – Espanha), 

Com uma extensão de pouco mais de três quilómetros, a variante terá duas faixas de rodagem, uma em cada sentido. Serão também implementadas/reformuladas as ligações à rede rodoviária existente, no sentido de eliminar movimentos de viragem à esquerda, pela introdução de quatro rotundas.

A criação de novas acessibilidades à zona Industrial de Campo Maior assegurará um acesso mais direto e seguro, permitirá a redução dos tempos de percurso até à rede estruturante, promoverá a mobilidade e potenciará o crescimento económico na região.

 


Mais de 280 milhões de euros do PRR estão já em execução de obra ou em fase de contratação


O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) visa reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.

A Infraestruturas de Portugal está a concretizar os investimentos definidos na Componente Infraestruturas para assegurar um território mais competitivo e mais coeso, e que integra três vertentes:

  • Construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing” links) e Aumento capacidade da Rede;
  • Reforço das Ligações rodoviárias transfronteiriças;
  • Melhoria das acessibilidades rodoviárias às Áreas de Acolhimento Empresarial.

A IP está a executar de forma empenhada os projetos no âmbito do PRR cuja responsabilidade lhe está confiada. Atualmente registamos já 19 obras lançadas no âmbito do PRR. Dessas, 11 empreitadas estão em fase de contratação, sete já em execução no terreno e uma concluída.

Em execução

Concluída: 

O conjunto de 19 obras em fase de execução no terreno e em contratação, correspondem a um total de 280 milhões de euros de investimento no âmbito do PRR que a Infraestruturas de Portugal tem já em fase adiantada de concretização.

PRR