IP associa-se à campanha "Portugal Chama. Por Si. Por Todos."

Corporativo
Responsabilidade Social
  • Fotografia ilustrativa da campanha Portugal Chama 2024: fotografia 2
  • Fotografia ilustrativa da campanha Portugal Chama 2024: fotografia 1

À semelhança de anos anteriores, a Infraestruturas de Portugal associa-se à campanha nacional "Portugal Chama. Por si. Por todos." contra os incêndios florestais.

A Infraestruturas de Portugal (IP) associa-se a mais uma edição da campanha nacional "Portugal Chama", promovida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), que abrange diversas áreas governativas e serviços tutelados pelos ministérios envolvidos na prevenção e combate aos incêndios florestais.

"Portugal Chama" é uma campanha de sensibilização à prevenção de incêndios. De modo a chegar ao maior número de pessoas possível, até porque a maioria dos incêndios rurais tem origem em comportamentos de risco, a IP e várias empresas tem vindo a aceitar o desafio lançado pelo governo para alertar os seus colaboradores e stakeholders para a necessidade de evitar comportamentos de risco e contribuir para travar os incêndios mais gravosos.

No ano de 2023 registaram-se menos incêndios (7 585). Foram menos de metade da média do total de incêndios registados entre 2010-2019 (18 188), principalmente nos dias de meteorologia mais severa. Estes resultados significam que cada cidadão está a adequar comportamentos e a cumprir com as regras de segurança, protegendo Portugal de incêndios rurais graves.

A IP renova assim o compromisso de continuar a divulgar a esta campanha, fazendo-a chegar cada vez mais longe, porque o perigo continua e vai sempre existir.

A limpeza da zona envolvente às vias rodoviárias e ferroviárias é uma das ações enquadradas nas medidas preventivas dos fogos rurais que a IP desenvolve com vários parceiros, em colaboração com as entidades. 

É necessário que todos os cidadãos adotem comportamentos responsáveis de forma a minimizar o risco de ignição e propagação de incêndios. Perante o risco é fundamental assegurar a limpeza de terrenos, não fazer fogueiras ou queimadas, não largar beatas na estrada e evitar comportamentos de risco.

Em caso de incêndio ligue para a Linha SOS Ambiente do Serviço de Proteção da Natureza do Ambiente da GNR 808 200 520 ou para o 112.