IP conclui empreitada da EN10 entre a Marateca e Pegões

Rodovia
Conservação e Manutenção
  • EN10 - Marateca e Pegões
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Investimento superior a 3M€ para a melhoria das condições de circulação e segurança da rede rodoviária do distrito de Setúbal

A Infraestruturas de Portugal concluiu, no passado dia 29 de agosto, a empreitada de beneficiação do troço da EN10 entre Marateca e Pegões.  O troço objeto de beneficiação serve diretamente os concelhos de Palmela e Montijo, no distrito de Setúbal, tendo início junto ao entroncamento com a EN5 na Marateca (quilómetro 59,125) e termina na zona de intersecção com a EN4 em Pegões (quilómetro 72,487).

A intervenção, com um investimento associado de 3,1 milhões de euros, teve como objetivo a melhoria dos níveis de segurança da via e das condições de mobilidade para os milhares de utilizadores que diariamente percorrem a EN10.

No âmbito da empreitada foram realizados os seguintes trabalhos:

  • Reabilitação integral e reforço estrutural do pavimento;
  • Reformulação geométrica de três interseções (quilómetros 59,1, 61,9 e 69,2) e de um acesso de serventia;
  • Reforço e melhoria da sinalização e dos equipamentos de segurança;
  • Aplicação de telas de controlo de crescimento de raízes;
  • Tratamento e abate de árvores que representam risco para a segurança e condições de conservação da via;
  • Promoção de medidas de proteção ambiental, através da construção de passadiço (ao quilómetro 71,043) que permitirá o atravessamento da via para a fauna local;
  • Construção de novos equipamentos de drenagem longitudinal da plataforma rodoviária e de órgãos complementares de drenagem.
  • Limpeza de linhas de água e reparação pontual dos órgãos de drenagem existentes. 

Os trabalhos executados tiveram como objetivo a minimização de impactos ambientais negativos. Foram por isso aplicadas misturas betuminosas descontinuas e rugosas, de forma a minimizar o impacto causado pelo vazadouro dos resíduos do pavimento, o que levou a que fossem adotadas misturas betuminosas com incorporação de 20% de fresados provenientes da camada de desgaste do pavimento existente.

Desta forma, a empreitada contribuiu em traços gerais para a conservação do bom estado de funcionamento, e do reforço da segurança da Rede Rodoviária Nacional, nos termos e condições estabelecidos nas disposições aplicáveis ao contrato de concessão em vigor.