IP promove controlo da vegetação na ferrovia

Conservação e Manutenção
Ferrovia
  • Fotografia 1 - Trabalhos de Deservagem
  • Fotografia 2 - Trabalhos de Deservagem
  • Fotografia 3 - Trabalhos de Deservagem
  • Fotografia 4 - Trabalhos de Deservagem
  • Fotografia 5 - Trabalhos de Deservagem

No passado dia 20 de dezembro, a Direção de Rede Ferroviária concluiu mais uma campanha de deservagem química na rede ferroviária.

De forma a minimizar os efeitos provenientes do crescimento de vegetação na superestrutura da via são realizadas duas campanhas de deservagem química, anualmente. A primeira intervenção após o período chuvoso da primavera, e a segunda no outono.

Estas ações contribuem para o bom funcionamento da infraestrutura, para a sua durabilidade, qualidade, assim como reduz os custos de manutenção, uma vez que o excesso de vegetação pode afetar a drenagem, a capacidade elástica do balastro e, consequentemente, a geometria da via.

No tratamento foram aplicados produtos fitofarmacêuticos, devidamente homologados para a ferrovia, garantindo a eliminação da vegetação que possa comprometer a integridade da infraestrutura. A deservagem é aplicado diretamente sobre a via e numa faixa lateral de 2 metros de largura, a partir da face exterior do carril.

Nesta ação foi utilizada a dresine SVI DD 450 D, um equipamento fundamental na execução desta tarefa, uma vez que segura elevados rendimentos, bem como garante rigorosos padrões ambientais e de segurança previamente estabelecidos pela IP.