IP realiza teste de Fresagem de Carril na Rede Ferroviária Nacional

Inovação
Conservação e Manutenção
  • Intervenção noturna da técnica de Frisagem
  • Defeitos da passagem de material circulante
  • Intervenção noturna da técnica de Frisagem
  • Perfil do Carril após técnica de Fresagem de Carril

Com o objetivo de prolongar a vida útil da rede ferroviária a IP desenvolve testes de Fresagem de Carril na Rede Ferroviária Nacional.

A Infraestruturas de Portugal (IP) está a desenvolver um teste piloto de Fresagem ("Milling") que consiste numa nova técnica de manutenção e tratamento de carril na Rede Ferroviária Nacional (RFN).

A passagem do material circulante de transporte de mercadorias e de passageiros na rede ferroviária dá origem a pequenos defeitos nos carris.

Tradicionalmente o tratamento da superfície do carril é assegurado pela técnica de Esmerilagem (“Grinding”). Esta técnica consiste na remoção de uma reduzida quantidade de material da superfície do carril, cerca de 0,3 milímetros, por fricção de sucessivas pedras de esmeril.

Contudo, nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente recurso à técnica de Fresagem de carril. No caso desta técnica, o material é removido por ação de múltiplas peças de corte instaladas numa roda de Fresagem que confere ao carril um perfil normalizado no final da intervenção.

Controlo Imediato do Perfil do Carril Pós Fresagem.

Ambas as técnicas possibilitam a eliminação de defeitos gerados na superfície do carril, assegurando o seu reperfilamento, conferindo-lhe um prolongamento da vida útil. Comparativamente, a técnica de Fresagem potencia uma maior quantidade de material removido (até 1 milímetro por passagem).

Para o efeito, a IP decidiu testar a eliminação de diferentes tipos de defeitos de carril, a par da avaliação da qualidade dos perfis transversal e longitudinal resultantes, em diferentes condições, tanto do carril como do traçado da via.

Os testes aconteceram na Linha do Leste, entre Abrantes e Ponte de Sor; na Linha do Norte, entre o Entroncamento e Chão de Maças-Fátima, e ainda na Linha de Beira-Baixa, entre Entroncamento e Abrantes. Os trabalhos realizados até ao momento foram bem-sucedidos, permitindo atingir vários dos objetivos previamente traçados.