Reabilitação das Pontes da Parreira e Ponte sobre a ribeira da Toutalga

Conservação e Manutenção
Rodovia
  • Pontes da Parreira e Ponte sobre a ribeira da Toutalga: fotografia 1

Foi consignada a empreitada de reabilitação e reforço da Ponte da Parreira, situada ao km 097,350 , na ER255, e a Ponte sobre a ribeira da Toutalga, situada ao km 043,000, na ER385, no concelho de Moura, distrito de Beja.

A empreitada, no valor de cerca de 718 mil euros, engloba duas intervenções, nomeadamente, na Ponte da Parreira na ER255, na União de freguesias de Moura e Santo Amador; e na Ponte da Ribeira da Toutalga na ER385, na freguesia de Sobral da Adiça, tendo como principal objetivo a reabilitação e o reforço das Obras Arte.


ER255 - Ponte da Parreira


A obra de arte tem uma extensão total de aproximadamente 23,50 m, sendo composta por um vão único com 2 m de comprimento e muros ala de contenção da plataforma. Apresenta uma largura total de aproximadamente 6,20 m, sendo constituída pela plataforma rodoviária, com cerca de 5,50 m de largura e guarda-corpos com 0,35 m de largura.

A intervenção na Obra de Arte incluirá os seguintes trabalhos:

  • a realização de uma camada de reforço em betão projetado em toda a estrutura;
  • o grampeamento das principais fendas observadas na estrutura;
  • o preenchimento e selagem das fendas existentes após a escarificação do reboco e previamente à execução do reforço em betão projetado.

ER385 - Ponte sobre a ribeira da Toutalga


A obra de arte tem uma extensão total de 22,20 m, composta por três vãos, com tramos laterais com 6,60 m de comprimento e tramo central com 9 m.

A intervenção incluirá:

  • a substituição completa do revestimento existente;
  • a substituição das juntas de dilatação existentes em ambos os alinhamentos de encontros, através da execução de novas juntas do tipo Viajoint;
  • a colocação de chapas cobre-juntas na zona dos passeios; 
  • a limpeza e desmatação geral dos taludes envolventes à obra de arte;
  • o restabelecimento do talude de montante no encontro E2 e a reconstrução do revestimento de proteção em lajetas de betão pré-fabricadas;
  • a limpeza geral dos encontros, através de lavagem com jacto de água, e a selagem e injeção de fendas nos cantos na ligação mesa espelho;
  • a execução de reparações localizadas no betão e reforço dos encontros, e a adoção de batentes metálicos para a ação sísmica. 

Durante os trabalhos nas obras de arte, será necessário implementar a circulação alternada, com apoio dos dispositivos luminosos, uma vez que os mesmos serão executados de forma faseada (meia faixa de rodagem de cada vez), tendo sempre uma via aberta ao trânsito.