Nos dias 19 e 20 de junho decorreu o evento anual da Eress - Associação Europeia de Gestores de Infraestruturas Ferroviárias.
O Eress Forum 2024 teve como principais objetivos o debate entre os players europeus sobre os desafios do setor na concretização da alocação correta, justa e transparente dos consumos energéticos para a tração elétrica nas redes ferroviárias, a definição de estratégias para a sua total implementação e a troca de experiências entre os vários participantes.
A Eress, European Partnership for Railway Energy Settlement System, é uma associação europeia de Gestores de Infraestruturas Ferroviárias, sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o desenvolvimento e implementação de uma plataforma eficiente e fiável que permita uma correta alocação dos consumos energéticos para a tração elétrica nas redes ferroviárias, permitindo a uniformização do processo nos países membros.
No dia 19, o Presidente do Conselho de Administração da IP, Miguel Cruz, realizou a abertura dos trabalhos, tendo o diretor de Estudos e Projetos Ferroviários de Engenharia e Ambiente, Fernando Vendas, feito uma intervenção sobre o histórico das soluções de energia de tração adotadas na Rede Ferroviária Nacional e o futuro nesta matéria após a adesão da IP à Eress em 2025.
O segundo dia contou com a participação de um total 130 convidados, 80 dos quais presencialmente, com destaque para a presença de representantes da DG Move da Comissão Europeia e da ERA - European Railway Association. Os participantes eram provenientes de várias áreas ligadas ao setor ferroviário, tais como Gestoras de Infraestruturas, Operadores Ferroviários, Empresas de Frotas de Veículos e Indústria.
A adesão à European Partnership for Railway Energy Settlement System ocorre a partir de 1 de janeiro de 2025, sendo Portugal o 10º país da União Europa a aderir à Eress, facto assinalado através de um Memorando de Entendimento entre a IP e a Associação Eress, assinado pelo Presidente da IP, Miguel Cruz, e pelo Chairman da Eress, Kjetil Mikelborg.