Visita à obra de requalificação da EN344 em Pampilhosa da Serra

Investimentos
Rodovia
  • Fotografia 4 - PCA da IP, Miguel Cruz, discursa no evento
  • Fotografia 1 - Visita do PM à EN44 em Pampilhosa da Serra
  • Fotografia 2 - Visita do PM à EN44 em Pampilhosa da Serra
  • Fotografia 3 - PCA da IP, Miguel Cruz, discursa no evento
  • Fotografia 5 - PCA da IP, Miguel Cruz, e Primeiro-Ministro, António Costa
  • Fotografia 6 - Primeiro-Ministro, António Costa, discursa no evento

Investimento PRR na melhoria da mobilidade e reforço da coesão territorial.

O Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pela Ministra da Presidência de Portugal, Mariana Vieira da Silva, pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes e pelo Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Alves Custódio, o Presidente da Assembleia Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Brito e o Presidente da IP, Miguel Cruz, realizaram hoje uma visita panorâmica à obra de requalificação da EN344 em Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

Esta empreitada, desenvolvida entre os km 67,800 e 75,520 da EN344 no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia, está em curso desde julho de 2023, envolvendo um investimento de 11,9 milhões de euros.

O troço em requalificação, desenvolve-se entre a Pampilhosa da Serra e o entroncamento com a EN351 e caracteriza-se pelo seu traçado sinuoso e com fortes inclinações longitudinais.

A intervenção prevê uma alteração significativa das características geométricas da estrada existente, bem como o alargamento da plataforma rodoviária nos vários entroncamentos que cruzam a EN344, permitindo uma melhoria das condições de circulação com impacto nos índices de segurança rodoviária.

Serão ainda realizados trabalhos de terraplenagem, reforço e melhoria do sistema de drenagem, reabilitação funcional do pavimento e substituição/adaptação dos equipamentos de sinalização e segurança.

O aumento da competitividade do tecido produtivo, bem como o reforço da coesão económica e social no território nacional, são mais dois dos benefícios que esta obra incorpora, para além da melhoria das condições de segurança rodoviária.  


 


Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)


O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como principais objetivos reforçar a robustez social, económica e territorial e acelerar a dupla transição digital e climática.

A Infraestruturas de Portugal está a concretizar os investimentos definidos na Componente Infraestruturas para assegurar um território mais competitivo e mais coeso, e que integra três vertentes:

  • Construção das ligações rodoviárias em falta (“Missing links e aumento de capacidade da rede”);
  • Reforço das ligações rodoviárias transfronteiriças;
  • Melhoria das acessibilidades rodoviárias às Áreas de Acolhimento Empresarial.

A IP está a executar de forma empenhada os projetos no âmbito do PRR cuja responsabilidade lhe está confiada. 

Atualmente registam-se já 20 obras lançadas no âmbito do PRR, das quais 10 estão em fase de contratação, uma está concluída - a empreitada de construção da Ligação Rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso), e nove encontram-se em execução no terreno, a saber:

A IP continuará a materializar o planeamento definido para o PRR, dando inicio a mais duas empreitadas no início de 2024.

Recentemente foi estabelecido com a Estrutura de Missão Recuperar Portugal um novo contrato de financiamento tendo como objetivo a realização de um investimento designado “Digitalização do Transporte Ferroviário”. A assinatura de um novo contrato de financiamento, visando agora o investimento na área ferroviária, é demonstrativo da confiança da Estrutura de Missão na capacidade da IP na execução dos projetos PRR.

 

PRR